RockinRio Humanorama - 7 Dicas Práticas Para Ser Um Lifelong Learner

7 Dicas Práticas Para Ser Um Lifelong Learner

Com a chegada de tecnologias emergentes como inteligência artificial, internet das coisas, impressão 3D e a aceleração das mudanças em todos os setores da sociedade, tanto especialistas experientes quanto jovens recém-formados precisarão se reinventar. O diploma não terá o mesmo peso nos próximos anos, porque a velocidade das transformações demandará ampla requalificação e aprendizado contínuo.  

Precisaremos aprender ao longo da vida, ou seja, ser lifelong learners. O termo está em alta, mas este é um conceito da década de 70. A Unesco, por exemplo, chegou a propor à época que o processo de ensino-aprendizagem não deve ser interrompido após a conclusão da educação formal. Em 2006, a instituição alterou o nome do Unesco Institute for Education para Unesco Institute for Lifelong Learning. 

Em 2018, Klaus Schwab, Fundador do Fórum Econômico Mundial explicou no "Future of Jobs Report" que é fundamental que os indivíduos adotem uma abordagem proativa para sua própria aprendizagem ao longo da vida. Esse pensamento está inserido no contexto da Quarta Revolução Industrial que demandará uma transição das competências individuais e organizacionais para se adaptarem às novas tecnologias emergentes. 

Você é um(a) profissional que aprende ao longo da vida sobre diferentes temas, a partir de diferentes fontes e se mantém sempre atualizado(a) sobre seu setor? Confira essas 7 dicas práticas para ser um lifelong learner:

 

1. COMO VOCÊ QUER SER RECONHECIDO(A)? 

Para aprender continuamente ao longo da vida, você precisa ter um propósito muito claro. Por isso, é importante você identificar como gostaria de ser reconhecido(a) para ter clareza dos conhecimentos e habilidades que necessita desenvolver e aplicar. 


2. QUAIS SÃO SEUS 3 PRINCIPAIS TEMAS DE INTERESSE? 

O ideal é não estar nem focado em aprender apenas sobre um único tema nem ter vários assuntos na sua pauta. Defina 3 temas principais correlacionados e depois amplie aos poucos a abrangência. 


3. QUAIS SÃO AS SUAS PRINCIPAIS FONTES DE CONSULTA? 

Faça uma lista de autores e especialistas que são referências nacionais e internacionais sobre os temas de estudo e pesquise livros, sites e outras fontes confiáveis de consulta. 


4. DEFINA METAS DE APRENDIZADO 

O conhecimento só tem valor quando é aplicado. Por isso, é importante definir metas de aprendizado focadas na aplicação prática. Claro que você pode estipular um número de livros a serem lidos ou cursos a serem concluídos, mas defina também como irá praticar/aplicar. 


5. QUAL SERÁ O TEMPO SEMANAL DEDICADO AO SEU APRENDIZADO? 

Defina um número de horas semanais para estudar a partir de diferentes fontes, seja leitura, consulta a sites, cursos online ou mesmo conversas com especialistas. 


6. COMPARTILHE O QUE APRENDEU 

Nós aprendemos 95% mais quando ensinamos aos outros, pois precisamos estruturar o conhecimento para transmiti-lo. Por isso, ao compartilhar, você não estará somente ajudando as pessoas, mas principalmente a si mesmo(a). 


7. MANTENHA A CURIOSIDADE 

Ao pensarmos que já sabemos sobre algo, não abrimos espaço para o aprendizado. Por isso, mantenha-se sempre curioso(a), principalmente sobre assuntos que você acredita que já domina. Há sempre um novo olhar a descobrir. 


Para saber mais, assista a esta aula aberta sobre como manter o aprendizado contínuo, aqui



Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



 

Avatar - Camila Pires
Camila Pires

Camila Pires é Fundadora da Rede Indigo, uma empresa que desenvolve novas competências para as necessidades do novo mundo. Tem formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, inteligência empresarial, inovação, processos de aprendizagem, desenvolvimento humano e neurociências pedagógicas em universidades do Brasil e EUA. Tem a missão de ajudar pessoas, equipes e organizações a se prepararem para o futuro do trabalho.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.