RockinRio Humanorama - Amizade: A Rainha Das Soft Skills

Amizade: A Rainha Das Soft Skills

Segundo o poeta Paulo Santana (1), “a gente não faz amigos, reconhece-os”. E é, exatamente, dessa dimensão da amizade - a competência de (re)conhecer -, que se propõe essa (compromissada, mas, despretensiosa) reflexão. Vejamos!

Quando pensamos em soft skills, reiteradamente, somos encaminhados a um consenso (silencioso) que nos informa serem aptidões mentais, emocionais e sociais, facilmente qualificáveis.

Entretanto, para reflexão que se encaminha, importa (somente) o devido destaque ao caráter social dessas aptidões - visto que, por sermos animais sociais, a fonte de nosso self se localiza em uma relação de outridade.

Dessa  forma - da  necessidade do outro enquanto pressuposto -, é  possível identificara existência de uma característica compartilhada, por todas as comunidades ou culturas - desde às mais primitivas, até às mais complexas -, a saber, a ética do cuidado. Ou seja, a expressão social desse self, constituído em uma relação de outridade, é o cuidar - em outros termos, cuida aquele que se reconhece no outro.

Posto isso, retomando a preciosa lição deixada por Paulo Santana, temos que, (re)conhecer é aptidão de amigos, exclusivamente! É coisa (skill) de gente generosa, que se orienta na vida por permitir (re)conhecimentos - embora haja tanto (des)conhecimento pela vida (rememorando, aqui, o poetinha Vinicius).

Amizade é skill de quem chega, para ficar! 

É visita, que vem para morar!

É a soma, de todos os afetos!

Para além de qualquer diletantismo poético, aquiescer ao fato da amizade ser a rainha  das soft skills é desnudar o olhar sobre o outro, e sobre si mesmo - a ponto de permitir (re)conhecer-se e aceitar-se, nessa nova entidade surgida, a partir do encontro.

Portanto, somente aqueles aptos à amizade, transformarão a jornada (na vida) em conquistas - afinal, conhecer já não basta, em um cotidiano que exige tantos (re)conhecimentos.

No mais, Vida longa, à Rainha!


(1) Livro, O Gênio Idiota.


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Pablo de Andrade
Pablo de Andrade

Advogado especialista em empresas com graduações em Direito e em Filosofia. Mestrado profissional em Compliance UCJC/ESP; MBA BI and Analytics; MBA em Direito Tributário; MBA Executivo Internacional; LLM em Direito Empresarial; LLM em Direito Societário, com curso de extensão em Inovações (UCI - Irvine/CA/EUA).

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.