RockinRio Humanorama - Comité Blip Green

Comité Blip Green

A sustentabilidade faz parte integrante da estratégia do grupo Flutter, que detém a Blip, e ainda no ano de 2020 tivemos oportunidade, de compensar as nossas emissões de carbono do ano de 2019, com o financiamento de um projeto de Biogás no Vietname.  

O grupo tem várias iniciativas em curso para abordar a questão do clima e como a Flutter irá contribuir de forma adequada para atingir o objetivo, já largamente difundido de uma sociedade neutra em carbono até 2050. 

Localmente estamos a elaborar um conjunto de iniciativas com o objetivo de promover práticas sustentáveis. Ainda este ano e como resultado de umas dessas iniciativas nasceu o Blip Green, um comité interno composto por colaboradores da empresa, que tem o objetivo de criar e implementar diversas ações neste campo, assim como encontrar formas de cativar os restantes colaboradores a adotar as boas práticas sustentáveis.  

Compete-nos a nós, Blip Greenefetuar o acompanhamento das linhas orientadoras da estratégia da empresa nesta área. Pretendemos promover uma cultura interna assente na otimização de recursos, apelar para a necessidade de adoção de comportamentos mais conscientes, contribuindo para a redução da pegada ecológica da atividade da empresa. 

Este comité de sustentabilidade é assim responsável por assessorar a liderança da empresa em todos os aspetos relacionados à sustentabilidade; realizar ações para os colaboradores e comunidade entorno das práticas sustentáveis e acompanhar e liderar a transformação dos processos internos em procedimentos mais sustentáveis para as pessoas e o negócio como um todo. 

A criação do Blip Green reforça o nosso posicionamento perante um tema atual e relevante para a sociedade, procurando contribuir, através da sua cadeia de valor e de acordo com os princípios da sustentabilidade, para o progresso social e económico do nosso País. 

Claro que com o cenário atual, estando a maioria dos nossos colaboradores em teletrabalho e com as restrições impostas no nosso escritório, fomos obrigados a readaptar a nossa estratégia de comunicação e de envolvimento com os nossos colaboradores.  No entanto e integrados no plano de atividades do Blip Green para quando for possível o regresso ao escritório estão diversas iniciativas como por exemplo a introdução de um sistema de divulgação da quantidade de lixo produzido na empresa diariamente, um plano de consciencialização para o desperdício, ações de limpeza de ruas, praias e matas, a realização de grupos de debate internos e externos, e a continuação do projeto de hortas de bio compostagem já existente nas instalações da Blip.  

Entretanto, entre o regime atual de teletrabalho e o regresso ao escritório, temos optado por outro tipo de iniciativas dando mais enfase nos meios de comunicação interna da empresa a atividades como por exemplo: Partilha de informação para incentivar os colaboradores na criação da sua própria horta biológica, para isso desenvolvemos um projeto dedicado aos filhos dos colaboradores com foco no desperdício alimentar, ensinando aos mais pequenos a importância das hortas biológicas em casa; incentivamos a participação dos nossos colaboradores na Earth Hour realizada este ano; no dia da criança desafiamos os filhos dos nossos colaboradores a materializar alguma ideia de um brinquedo com material reciclável e a partilharem na nossa rede social interna.   

Além disso, a partir deste ano, passamos a incluir no Welcome kit um vaso com sementes, que representa não só a vertente sustentável da empresa, como também o possível caminho e potencial de crescimento dos profissionais que se juntam à Blip. 

Para otimizarmos o controlo de consumos e produção de resíduos ao nível do nosso escritório, melhoramos ainda o nosso processo de recolha de dados em relação aos últimos anos e como resultado é elaborado mensalmente um relatório energético. Neste relatório é calculado o índice EUI (Energy Use Intensity) que nos permite não só, avaliar e fazer uma comparação entre todos os escritórios do grupo Flutter, mas também fazer benchmarking e perceber o nosso posicionamento em relação a outras empresas do nosso sector. Desta forma é possível agir com uma resposta adequada para melhorar o nosso índice de sustentabilidade em alguma das localizações do grupo quando necessário. 

Fazemos também o controlo de consumo de água e da produção de lixo, seja orgânico, reciclado ou de compostagem para a nossa horta biológica situada no exterior do nosso edifício. Se em relação ao consumo de água a preocupação é que seja o mais constante entre os vários meses do ano, já em relação da produção de lixos, a preocupação é que consigamos aumentar a percentagem de reciclagem em relação ao lixo total produzido e manter sempre o reaproveitamento da quantidade necessária para a nossa horta. Damos muita importância a esta última parte dado que os alimentos que produzimos na horta são utilizados para consumo próprio na nossa cozinha e posteriormente os seus resíduos são reaproveitados para compostagem doméstica das diversas camas de cultivo, fechando assim o ciclo da economia circular. 

Para ajudar a reduzir o consumo de plástico por parte dos nossos colaboradores, todos os new joiners recebem uma garrafa de vidro para a água e uma chávena de café em porcelana. Estas simples iniciativas visam a redução substancial no consumo de copos descartáveis no dia a dia do nosso escritório. Para além disso procuramos incentivar o uso de meios alternativos de transporte, disponibilizando no interior do nosso escritório local destinado para o estacionamento de bicicletas e trotinetes. 

Para além das iniciativas internas relacionadas com a sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, já no presente ano procuramos apoiar a comunidade onde estamos inseridos e em cooperação com a Junta de Freguesia do Bonfim, doamos dezenas de ecopontos a associações e escolas da freguesia com o propósito de promover e incentivar as práticas sustentáveis de reciclagem junto dos mais novos. 


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Diogo Cruz
Diogo Cruz

Sou natural da bela cidade de Espinho, e um filho adotado da cidade do Porto nos últimos 15 anos. Foi com um background em Engenharia Mecânica na FEUP e um MBA em gestão na PBS que me juntei à BLIP em 2019 para ser Operations Manager e onde em conjunto com uma excelente equipa de trabalho procuro melhorar o nosso contributo para conseguirmos ter um mundo cada vez mais sustentável | A Blip é uma empresa de desenvolvimento de software, pertencente ao Grupo Flutter Entertainment, sediada no Porto. Encontra-se sempre entre as melhores empresas para trabalhar em Portugal.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.