RockinRio Humanorama - Escutar, Também É Empreender

Escutar, Também É Empreender

Já parou para pensar que em plena pandemia, temos menos tempo para produzir do que em nossa “antiga normalidade”?  Tanto para ser feito e ao mesmo tempo não fazemos nada pela estafa do direito de ir e vir, que é tão fundamental para nossa sanidade metal. 

Mesmo com essa guerra psicológica que estamos atravessando, mentes estão fervilhando de grandes e boas ideias. Às vezes, escutar uma boa ideia, também é um forma de empreender, já que quando a pessoa está fervilhando seu pensamento em palavras, ela está jogando uma energia vital naquela ideia e cabe ao “bom ouvinte”, apenas escutá-la! Será que demora tanto tempo assim? Imagina se Steve Jobs tivesse a ideia de fazer um IPod e não tivesse com quem dividir? Olha o prejuízo sem tamanho para os cofres da Apple. 

Escutar é uma forma de abrir espaço para o raciocínio falado, isso pode ajudar a mudar o mundo! Trazendo novos benefícios que podem ajudar no dia a dia. Não necessariamente a sua ideia pode resolver sua vida financeira, muito menos alguém que acredite nela além de você, mas divida com alguém e quem sabe o famoso “bom ouvinte” não ajuda? Quem sabe, sua mente não abre e alguém te ajuda a pensar no que você ainda não pensou? Estamos tão focados em decifrar algoritmos e esquecemos de uma boa e velha conversa “analógica”. 

Conversar, trocar ideia, falar bom dia ou boa noite está ficando ultrapassado, e como diriam os jovens “midiáticos sociais” isso é “muito Cringe”. Atualmente as comunicações são via Whatsapp ou Instagram (e-mail é coisa do passado) e o famoso “vamos tomar um café” ou mesmo, “vamos tomar um chop”, isso mudou para “manda por Whatsapp que eu respondo”.  Cada época é diferente da outra e não tem como fugir ou justificar isso, mas nada como um bom papo... ou nada como um “vamos trocar uma ideia e conversar?”. 

O ser humano ainda precisa de contato, ainda precisa um do outro para coexistir e mais ainda, precisa do outro para ser feliz e como diria o poeta: “É impossível ser feliz sozinho”. Abra sua mente para escutar, parece uma coisa simples, mas hoje em dia, não é.  Somos cada vez mais atropelados por toneladas de informações diárias e olha que coisa? É impossível absorver e acompanhar tudo. Você precisa se permitir desligar um pouco e conversar, escutar, pensar, escrever, refletir e produzir o seu próprio conteúdo de Vida. 

Para concluir, o mundo ainda é feito de pessoas e nada vai ser mais importante do que socializar, conviver e aprender uns com os outros. A convivência diária que nos foi tirada por um vírus, mas nos mostrou como esse corpo a corpo é fundamental para nossa felicidade! Arrume um tempinho para conversar, ligue para seu professor que você mais admirou e converse como estão seus projetos! Ligue para seu melhor amigo e pergunte o que sua empresa está fazendo para superar essa pandemia e para finalizar, tire um tempo para escutar quem tem o que dizer, dedique um tempo do seu dia para se alimentar de novas ideias e escute, pois afinal de contas Escutar, Também é Empreender. 


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Celso Barbosa
Celso Barbosa

Formado em ADM, com MBA em Marketing e Gestão Empresarial, trabalhou em grandes empresas, como Hermes / Compra Fácil, Golden Cross, BrMalls e atualmente é Coordenador de novos negócios e projetos especiais do Rock in Rio. Empreendedor, produtor, colunista no Portal Ultraverso e agitador cultural. Criador/curador dos canais digitais Play Hits br e A Cara de Quem Música, focados na promoção e renovação da música autoral brasileira.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.