RockinRio Humanorama - Idadismo: Precisamos Falar Sobre Isso

Idadismo: Precisamos Falar Sobre Isso

Meu nome é Marco Antonio Vieira Souto, tenho 63 anos, 41 como publicitário e há 5, mais ou menos, ativo na causa do Idadismo.

Talvez você não conheça o termo. Explico.

Idadismo é o preconceito contra pessoas com mais idade. O curioso é que esse “mais idade” varia muito. No mercado de trabalho, por exemplo, começa aos 40 anos. Dependendo da profissão, no caso da minha, publicidade, é bem forte o “pré-conceito” e tem por base uma ideia, errada, que a criatividade ou o vigor criativo perde força com o passar dos anos.

Em outras áreas, e mesmo perante a lei, o limite para ser visto como idoso pode ser 60, 65 ou, como agora as companhias aéreas já nos alertam, 80 anos. Mas a pergunta aqui é o quanto a idade cronológica, o quanto essa classificação, nos define como indivíduo. E pior, o quanto define a priori nossa competência.

Já pensou nisso?

Talvez você não tenha pensado e por isso é que estamos ampliando mais e mais essa conversa.

Para reduzir o preconceito, o exercício começa em cada um de nós, maiores e menores de 60 anos. Não é fácil olhar para dentro de si próprio e se ver como uma pessoa preconceituosa, mas provavelmente, por força da nossa formação, em família, no convívio com amigos e colegas de trabalho, já fomos preconceituosos. A notícia boa é que é possível deixar de ser. Ou ao menos, cuidar para não discriminar. E isso começa por esse olhar para si próprio, seu comportamento cotidiano com essas pessoas com mais idade.

Então, olhou? Como é?

Vem com a gente nessa jornada?


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Marco Antonio Vieira Souto
Marco Antonio Vieira Souto

Marco Antonio Vieira Souto, carioca, publicitário há mais de 40 anos. Trabalhou com os mais importantes clientes do mercado brasileiro na área de planejamento. Atualmente Head de Estratégia do Grupo Dreamers, colaborador da causa do idadismo, autor do livro Manual do Novo Velho, colunista da FastCompany.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.