RockinRio Humanorama - Inner Voice

Inner Voice

Há uma pergunta que não se cala dentro de mim: “Porque as pessoas tomam as decisões que tomam?”. Já li muito, nunca o suficiente, sobre neurociência que explica as nossas reações em ínfimos espaços de tempo que carregam em si toda a nossa experiência pessoal, o que temos inscrito nos genes de milhares de anos de aperfeiçoamento da Humanidade, o ambiente que também tolda as nossas decisões e caminho de futuro, mas em tudo o que li ainda não consegui a resposta. 

Cresci num meio socialmente desfavorecido, bairro social, mas desde cedo senti uma motivação dentro de mim que me dizia que não ia ficar ali, não que não me identificasse, era o meu mundo, não conhecia outro, mas sentia naturalmente que queria mais, eu queria ler, estudar, conhecer, quando não abundavam livros no meu dia a dia. Eu não tive um momento de clarividência, sempre fez parte de mim querer saber mais. Pedia ao meu pai para me explicar o que era a Política e ele comentava as notícias e explicava-me à sua maneira e no que era a sua perceção de mundo. Ninguém dos meus 10 irmãos tinha essa motivação, porque não? E porque é que eu a tinha? Pergunta sem resposta.  

Mas agradeço seja ao que for pela minha curiosidade e motivação para procurar a melhor versão de mim. Acredito muito que nunca estamos prontos e até desaparecermos do mundo físico temos oportunidade para aprender e crescer, sem medo de um dia ter errado, nunca nos arrependendo das decisões tomadas, acreditando que o EU que tomou aquela decisão do passado fez o melhor que sabia. 

Acreditemos no que temos dentro de nós e sejamos firmes nas nossas verdades, são algumas das ferramentas e mantras que acho muito importantes para o sucesso, sendo que acredito que o sucesso deve ser medido usando como indicador “de onde partimos” e não apenas “onde chegámos”, “o que alcançámos”.    


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Dora Palma
Dora Palma

Coordenadora de Sustentabilidade do Rock in Rio (Lisboa e Rio de Janeiro), licenciada em Engenharia do Ambiente e com pós-graduação em Corporate Governance. Trabalha em sustentabilidade há 20 anos. Antes de incorporar a equipa do Rock in Rio, em 2009, coordenou projetos de investigação internacionais no Centro para o Desenvolvimento Empresarial Sustentável do Governo Português, tendo desenvolvido ferramentas para implementação da sustentabilidade em Municípios, Eventos e Empresas em geral em cooperação com outros centros de investigação europeus.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.