RockinRio Humanorama - Novos Urbanos

Novos Urbanos

Nós somos o tecido vivo das cidades


O Novos Urbanos é um projeto multiexperiencial de inovação social.

Nasceu em 2003, quando retornei ao Rio de Janeiro após uma longa temporada morando entre os vilarejos de South Fallsburg (na região montanhosa de Catskills, no estado de Nova York, nos Estados Unidos) e Ganeshpuri (no interior rural do estado de Maharashtra, na Índia), ambos localizados perto de grandes cidades, Nova York e Mumbai.

Observando continuamente essas relações espaciais, comecei a organizar as ideias que seriam a base do conceito criativo e o início do Novos Urbanos: a compreensão de que as cidades são realidades manifestas a partir do nosso tecido social - nós.

Nós somos o tecido vivo das cidades.

As relações sociais, especialmente as de consumo, traçam nossa geografia, recortam nosso território, desenham nossas cidades e expressam nosso inconsciente coletivo.

Na publicação do laboratório de inovação social no sistema agroalimentar, a ser publicado pelo Novos Urbanos no segundo semestre de 2021, o pesquisador Gerd Sparovek articula alguns dados que objetivam as afirmações conceituais do Novos Urbanos.

“No Brasil, 85% da área cultivada passa por um animal antes de chegar a consumidores humanos. Cultivamos, essencialmente, para criar os animais que iremos converter em produtos (carnes, ovos, lácteos). A produção vegetal no Brasil gera algo em torno de 27 milhões de toneladas de proteína por ano, dos quais 25% na forma de produtos destinados diretamente aos humanos. Os outros 75% colhidos, a maioria na forma de soja e milho, serão revertidos em ração animal e apenas 14% dessa proteína vegetal irão retornar na forma de produtos de origem animal, como carne, leite ou ovos. Há um custo ambiental enorme embutido neste padrão de consumo devido a baixa eficiência de conversão da proteína e energia contida nos produtos vegetais para produtos de origem animal.”

Você já parou para pensar como a sua escolha alimentar, diariamente, desenha nossa paisagem ambiental e agrícola?

Se você se preocupa com a atual sabotagem do governo brasileiro em relação ao meio ambiente; também já parou para pensar o quanto os hábitos do seu consumo impactam o desmatamento? A contribuição para as mudanças climáticas, em cada kg de proteína animal que você consome? Já pensou em reduzir a quantidade do seu consumo de produtos de origem animal?

Sim, eu acho que é cruel colocar a responsabilidade em nós indivíduos, pelo caos ambiental que vivemos no mundo.

Acredito que os ambientes alimentares, invisíveis para muitos de nós, que são coconstruídos pela indústria e sua propaganda, por exemplo; ou pelo estilo de vida imposto das grandes cidades; nos levam a hábitos de consumo automáticos.

Está na hora de sairmos desse piloto automático. É essencial que cada um de nós tenhamos consciência do impacto, nada silencioso, que individualmente, em cada prato de comida, construímos coletivamente no mundo.

Se nós fizéssemos um pacto coletivo de redução significativa de consumo de produtos de origem animal, nossa geografia territorial e nossa relação com o meio ambiente poderiam ser radicalmente diferentes.

E aí você? Está pronto para ser um novo urbano?


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Denise Chaer
Denise Chaer

Empreendedora criativa que desenha, articula e implementa projetos em parcerias estratégicas que geram impactos positivos na sociedade junto a organizações, institutos, pensadores e criadores. Em 2003 fundou o projeto multiexperiencial, de fomento a inovação social, Novos Urbanos. De 2015 a 2019 dedicou-se a criar e liderar o Laboratório de Inovação Social no Sistema Agrolimentar Brasileiro, como parte das iniciativas do Novos Urbanos. O Laboratório se tornou referência na aplicação da Teoria U no Brasil e fomentou um campo de cooperação com mais de sessenta empresas, organizações não governamentais, organismos multilaterais, movimentos comunitários, coletivos e governo. É fellow da Fundação BMW como Responsable Leader. Atualmente Denise vive na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.