RockinRio Humanorama - O Lugar Da Calmaria

O Lugar Da Calmaria

Algumas pessoas parecem ter a senha  da  minha  alma. Capazes de me apaziguar e apontar o caminho com a precisão de um GPS, de modo que apenas ouço e sigo em frente - ou à esquerda, ou à direita. São meus melhores amigos os que detêm esse poder. Acessam a calmaria em mim, como quem desarma um alarme acionando a tecla certa.

Amizade genuína é um lugar sem tempo. Sinto como se tivesse nascido ali, no momento em que o laço se fez, e o resto importa pouco ou quase nada. Com velhos amigos esqueço minha data de nascimento e das fraquezas que vez por outra tento esconder. Juntos somos palhaços, aprendizes, perdedores, medrosos, ingênuos, crianças. Não temos ideia de quem seremos quando (e se) um dia crescermos. O que importa é brincar naquela companhia.

Amigo é o melhor analgésico que existe. É quando a tempestade para e vem o bote  salva-vidas. É o amor sem placar, o querer bem sem preço nem  boleto. Quase um direito garantido por lei,  sem mensalidade ou renovação de assinatura. O verdadeiro sentido da expressão "de graça".

Tenho amizades morando em áudios de Whatsapp. Uma está em Paris, outra em Campinas, outra fugiu para a Bahia mais uma vez. Distâncias físicas importam nada, já que suas palavras seguem do ouvido direto para o coração e ali ficam hospedadas por dias. Vigiam meu sono, espreitam meus fantasmas e, sempre que preciso, adentram meu quarto escuro e acendem a luz, mostrando que não há nada de tão assustador ali.

Amigo é uma palavra mágica. Desperta confissões inéditas, faz brotar risadas de terrenos áridos, quebra silêncios com sarcasmos curativos. A amizade é como   um palácio de espelhos, onde enfim enxergamos semelhanças e contrastes, retratos do exagero, pesos que não existem. Saímos dali sempre leves, enxergando a vida bonita de novo.

É uma alquimia ser o oásis de alguém. Um privilégio saber acessar a serenidade do outro, trocar figurinhas e, na mescla de dores e perguntas, descobrir novos tons para colorir o álbum da vida.

Sorriso de amigo é esperança, voz de amigo é floral de Bach, nome da amiga no celular é suspiro de alívio. Amigo é a coisa mais preciosa do mundo.

Por isso o melhor dos mundos é conseguir fazer do irmão um amigo. E do filho, da mãe, do namorado, da parceira de trabalho. Quando a gente deixa o amor ser livre e aprende com ele. Todo amor deveria ser antes de tudo amor amigo.


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Cris Guerra
Cris Guerra

Publicitária premiada e escritora, com sete livros publicados, Cris Guerra escreve na revista Vida Simples, assina uma coluna na Rádio BandNews BH, comanda o podcast 50 Crises (entre os Top Podcasts de 2020 pelo Spotify Brasil), produz conteúdo para suas redes se leva novos olhares sobre comportamento e desenvolvimento humano para todo o Brasil, por meio de palestras e eventos de diversos perfis.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.