RockinRio Humanorama - O Que Te Limita?

O Que Te Limita?

É comum pensarmos uma situação, seja ela voluntária ou não, e a colocarmos como sendo nosso “ponto limite”, mas verdade é que, o limite só é encontrado por quem o procura e geralmente está em nós mesmos. Então, venho trazer um exemplo na prática, não de vida, mas de como podemos encarar e vencer nossos limites. 

No final de 2011, uma carona, em um curto trajeto, com uma chuva fina resultou no capotamento que me deixaria tetraplégico, foi aí então que conheci minha primeira limitação, a impossibilidade de deixar as ferragens do carro sozinho, toda a minha mobilidade física havia parado, como que se alguém tivesse desligado um interruptor, dali para frente o desafio seria grande - primeiro garantir a vida, depois pensar no que ainda estaria por vir, e veio rápido, mais precisamente “rolando” (ou rodando, se preferir). 

A vida passaria a ser assim, rodando em uma cadeira de rodas. Foi aí que comecei a listar minhas possibilidades e limitações, mas sempre com o objetivo de transferir as limitações para as possibilidades. O primeiro passo foi entender que a cadeira de rodas não me limita, mas sim possibilita - já que sem ela, uma simples tarefa como a de sair do quarto para a sala, se tornava impossível. Mas se eu a usasse a meu favor, ganharia mais linhas na lista de possibilidades. 

Dito e feito, resolvi rodar por aí, descobrindo festivais, países e culturas. Também conquistei minhas autonomias, voltando a dirigir e trabalhar. Agora ficou fácil saber o que me limitava, não era minha nova condição física, mas sim minha velha forma de pensar. Somos potenciais agentes transformadores de nós mesmos como indivíduos e, juntos, como sociedade, podemos transformar o mundo em um lar melhor. Basta entender o que te limita, porque o que te prende, pode ser exatamente o que você precisa para ser livre. 


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Thiago Amaral
Thiago Amaral

Nascido em Nova Friburgo - RJ, 30 anos. Formado em administração pela UNESA, ex-atleta de rugby paralímpico da seleção brasileira, trabalhou como supervisor de operações da Rio 2016, atualmente coordenador de acessibilidade e diversidade do Rock in Rio e Game XP.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.