RockinRio Humanorama - Sua Carreira: Não Ignore O Efeito Pigmaleão

Sua Carreira: Não Ignore O Efeito Pigmaleão

Você sabia que criar expectativas sobre alguém pode fazer com que essas expectativas se tornem reais? Para comprovar esse fenômeno, que na Psicologia é chamado de Efeito Pigmaleão, os pesquisadores Robert Rosenthal e Lenore Jacobson fizeram um experimento com alunos de uma escola no Estado da Califórnia. 

Eles aplicaram um teste de QI com os alunos e, aleatoriamente, selecionaram 20% deles e informaram aos professores que esses eram alunos com capacidade excepcional e que, provavelmente, teriam resultados muito acima da média naquele ano. Ao final do ano, refizeram os testes e observaram que mesmo tendo sido escolhidos de maneira aleatória, os alunos que estavam dentro desses 20% tiveram ganhos estatisticamente superiores aos demais. 

A conclusão a que chegaram é que a expectativa dos professores em relação à capacidade desses alunos gerou uma mudança na atitude em relação a eles, com mais incentivo, atenção e acompanhamento. Isso melhorou a relação de confiança e reforço positivo que gerou a melhoria do desempenho. É o que o sociólogo americano Robert K. Merton chamou anos antes de "profecia autorrealizável". 


Curiosidade: o nome Pigmaleão é em referência ao personagem do poeta romano Ovídio que, desiludido, criou uma estátua representando a mulher ideal. Ele acabou se apaixonando por ela e caindo em profunda tristeza por ela não ser real.  A Deusa Afrodite para aliviar seu sofrimento a transformou em humana. 


O Efeito Pigmaleão (ou efeito Rosenthal) é predominante não somente nas salas de aula, mas também nas empresas. No artigo "Pygmalion in Management", publicado na Havard Business Review, J. Sterling Livingston afirma que definir e comunicar expectativas de alto desempenho é essencial para um líder motivar sua equipe a obter resultados melhores. 

É importante ressaltar que esse efeito é aplicável positiva ou negativamente. Considerando o contexto extremamente desafiador que estamos vivendo, com tantas incertezas e pessimismo, imagina o impacto que isso tem nas organizações e, principalmente, na sua carreira e na sua vida. Por isso é tão importante líderes de uma forma geral, mas também profissionais com atuação transversal, como gestão de pessoas, gestão do conhecimento, comunicação, processos, projetos e estratégia atuem como agentes de transformação organizacional.  


Agora atenção: você deve ser 100% responsável por sua carreira. Mesmo que não receba os incentivos adequados no seu ambiente profissional, é fundamental assumir uma postura ativa no seu processo de aprendizagem. Faça sua parte! Para começar, algumas reflexões:

  • E se você pudesse ser luz num cenário de escuridão, ou seja, se destacar no seu trabalho por levar soluções concretas que podem ajudar as equipes nesse processo? 
  • E se você tivesse uma autoimagem mais positiva e ainda transbordasse para as pessoas ao seu redor, despertando o melhor delas? 
  • E se você simplesmente acreditasse que as pessoas querem sim uma transformação positiva e que são capazes de cocriar soluções para o novo cenário? 


Imagina se você pudesse ser um influenciador dentro do seu ambiente profissional. Como seria? O que falta para isso ser verdade? 

Eu acredito na capacidade das pessoas de enxergarem oportunidades no caos, de continuarem aprendendo e se aperfeiçoando mesmo diante de incertezas, de influenciarem pessoas para uma transformação positiva. Eu acredito num mundo melhor. Eu acredito no seu potencial. Você acredita? 

 

Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Camila Pires
Camila Pires

Camila Pires é Fundadora da Rede Indigo, uma empresa que desenvolve novas competências para as necessidades do novo mundo. Tem formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, inteligência empresarial, inovação, processos de aprendizagem, desenvolvimento humano e neurociências pedagógicas em universidades do Brasil e EUA. Tem a missão de ajudar pessoas, equipes e organizações a se prepararem para o futuro do trabalho.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.