RockinRio Humanorama - Você Já Tem As Competências Do Profissional Do Futuro?

Você Já Tem As Competências Do Profissional Do Futuro?

É evidente que o mundo evolui de forma contínua, mas - em alguns momentos da história da evolução da humanidade - há transformações mais profundas que são consideradas mudanças de era. Estamos vivenciando um desses momentos. Por mais que ainda não tenhamos distanciamento histórico suficiente para compreender nossos tempos, há sinais de que as tecnologias emergentes irão provocar disrupções e alterar a forma como nos organizamos em sociedade, como trabalhamos, como nos relacionamos e como vivemos de uma maneira mais ampla.

Uma das várias abordagens possíveis para explicar esse momento é a chamada quarta Revolução Industrial, que, segundo Klaus Schwab, líder do World Economic Forum (WEF), vai eliminar as fronteiras entre o que é físico, digital e biológico. O WEF tem publicado relatórios que avaliam os impactos dessas transformações em diferentes âmbitos. Segundo a organização, "o mundo está cada vez mais interdependente, multipolar e enfrentando desafios importantes que nenhuma nação ou organização pode resolver sozinha".

Precisamos atuar de forma cada vez mais multidisciplinar e, quando direcionamos nosso olhar para o contexto das empresas, observamos que será necessária uma adequação das competências profissionais para atuar no novo cenário. De acordo com o Gartner Group, 40% das empresas tradicionais irão ser extintas até 2025 por não terem capacidade de se adaptar às tecnologias emergentes. Se você considera que tem estabilidade no emprego é hora de repensar. Foque na sua empregabilidade e desenvolva desde já as novas competências necessárias aos desafios do novo mundo. Mas que competências são essas? Como desenvolvê-las? Como podemos nos preparar para essas mudanças?


Hard Skills x Soft Skills

Antes de pensarmos em como desenvolver novas competências, precisamos ter clareza das diferenças entre as hard e as soft skills. De maneira resumida, as hard são as técnicas e as soft comportamentais.

O Future of Jobs Report (WEF) indica que - até 2022 - 54% de todos os funcionários necessitarão de requalificação e qualificação significativas. Destes, cerca de 35% devem exigir treinamento de até seis meses, 9% exigirão requalificação com duração de seis a 12 meses, enquanto 10% necessitarão de treinamento de habilidades adicionais de mais de um ano.

O relatório aponta que pensamento analítico e inovação estão em alta, bem como estratégias de aprendizagem. O documento reforça, ainda, a importância de habilidades como design de tecnologia e programação e outras competências tecnológicas consideradas "hard skills". No entanto, habilidades humanas - "soft skills" - como criatividade, originalidade e iniciativa, pensamento crítico, persuasão e negociação também terão seu valor na equação.

É importante ter em mente que deve haver um equilíbrio entre as hard e as soft skills. Não há uma mais importante que a outra. Outras habilidades comportamentais citadas foram atenção aos detalhes, resiliência, flexibilidade, resolução de problemas complexos, inteligência emocional, liderança e influência social e orientação a serviço. Ou seja: numa era em que milhões de profissionais serão substituídos por robôs, as habilidades humanas serão fundamentais para garantir sua empregabilidade.

 

Como você pode se preparar e atualizar suas competências?

Abaixo, seguem algumas perguntas para reflexão. Caso queira fazer uma atividade prática para entender como você está em cada competência e elaborar um plano para desenvolvê-las, clique aqui.

  • Quais são seus pontos fortes e a desenvolver?
  • Você tem clareza de qual transformação quer gerar no mundo?
  • Qual é a sua bagagem de competências?
  • Como você se avalia nas competências desejadas para o futuro?
  • Você tem clareza dos seus gaps de competências?
  • Quais são suas fontes de aprendizagem?
  • Que cursos precisa fazer? Que livros precisa ler? Que pessoas precisa consultar?
  • Como você desenvolve suas soft skills? Como pode aprimorá-las continuamente?


Se você tem interesse em compreender melhor o futuro do trabalho, as tendências, como desenvolver novas competências e criar seu lugar nesse novo mundo utilizando todo o seu potencial, acompanhe meus textos por aqui!


Assine a nossa Newsletter e entre nessa conversa conosco, aqui.



Avatar - Camila Pires
Camila Pires

Camila Pires é Fundadora da Rede Indigo, uma empresa que desenvolve novas competências para as necessidades do novo mundo. Tem formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, inteligência empresarial, inovação, processos de aprendizagem, desenvolvimento humano e neurociências pedagógicas em universidades do Brasil e EUA. Tem a missão de ajudar pessoas, equipes e organizações a se prepararem para o futuro do trabalho.

Link copied!
Este site não suporta Internet Explorer. Por favor utilize outro browser da sua preferência.